Selos e Certificações

O Grupo Agropalma possui certificações em reconhecimento da qualidade de suas operações e das condições de trabalho da sua gente.


Sistema Integrado de Gestão (SIG)

As empresas do Grupo Agropalma trabalham constantemente para o aprimoramento da qualidade de suas operações, além da responsabilidade com relação as condições de trabalho, de vida e do meio ambiente onde seus colaboradores estão inseridos. Este trabalho é materializado com a conquista de diversas certificações ao longo dos anos:

Dezembro/2002 : Certificações nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Elas atestam práticas voltadas para a qualidade de produtos, proteção do meio ambiente, saúde e segurança dos funcionários em todas as etapas do processo produtivo. Declara também que o Grupo possui um Sistema Integrado de Gestão (SIG), que está em constante aprimoramento.

Agosto/2009 : O SIG foi reforçado pela certificação ISO 22000

Julho/2013 : Certificado no FSSC 22000, referente às questões de segurança dos alimentos. Nesse caso, as unidades certificadas foram a Refinaria, a fábrica de e gorduras e o escritório comercial em São Paulo.

As auditorias são realizadas por empresas internacionais credenciadas.


Food Safety System

Em agosto 2009, o SIG foi reforçado pela certificação ISO 22000 e, em julho 2013, o certificado no FSSC 22000 referente às questões de segurança dos alimentos. Nesse caso, as unidades certificadas foram a unidade de acondicionamento de gorduras e o escritório comercial em São Paulo.

As auditorias periódicas de manutenção são realizadas pelo órgão acreditador DNV (Dest Not Veritas) e ocorrem semestralmente. Já as auditorias de recertificações são trienais.


Produção Orgânica

No ano de 2000, após o processo de preparação e conversão, o Grupo Agropalma obteve a certificação orgânica para 4.153 hectares de plantações na fazenda CPA. No processo de produção orgânica, não é permitida a utilização de insumos químicos (adubos químicos no plantio ou qualquer outro produto químico no processo industrial). Esse procedimento garantiu o Selo Orgânico para a organização, certificado emitido pelo "IBD Certificações", entidade credenciada pela "IFOAM - International Federation of Organic Agriculture Movements", instituição internacional que regulamenta a agricultura orgânica. Com a evolução desse mercado, países passaram a estabelecer legislações específicas que regulamentam a produção e a certificação. Assim, a empresa teve de atender essas especificidades e atualmente possui os certificados que atendem os mercados brasileiro, americano, suíço (europeu), japonês e coreano.

Anualmente, as auditorias periódicas de manutenção são realizadas pelo órgão acreditador IBD Certificações.


ISPS CODE
PDF
ISPS CODE

Em 25 de maio de 2011, a CIA REFINADORA DA  AMAZÔNIA – CRA – PORTO DA AGROPALMA, foi certificada pela entidade CONPORTOS (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis - Ministério da Justiça, Ministério da Defesa - Marinha do Brasil, Ministério da Fazenda - Ministério das Relações Exteriores e Ministério dos Transportes). Essa declaração evidencia a efetivação do Plano de Segurança Pública Portuária que cumpre com as disposições do capítulo XI-2 e da parte A do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias – ISPS CODE, bem como demonstra que a instalação portuária está habilitada para operar com navios de granéis líquidos, empregados no tráfego marítimo internacional.

As auditorias periódicas de manutenção são realizadas pelo órgão CONPORTOS a cada 03 anos.

Clique aqui e conheça o terminal portuário da Agropalma


Comércio Justo
PDF
Comércio Justo

Desde abril de 2008, a nossa empresa também possui o selo EcoSocial para a linha de produtos orgânicos. O certificado assegura a melhoria da qualidade de vida na cadeia produtiva por meio de programas socioambientais, pois exige a aplicação total do prêmio (valor extra - pago pelos clientes por produtos certificados) em projetos e ações socioambientais previamente aprovados pela entidade certificadora, o Instituto Biodinâmico (IBD). Além disso, o selo atesta que os produtos são comercializados dentro dos princípios do Comércio Justo.

As auditorias periódicas de manutenção são realizadas pelo órgão acreditador IBD (Instituto Biodinâmico) e ocorrem anualmente.


Certificado Kosher
PDF
Certificado Kosher

Kosher é a definição dos alimentos preparados de acordo com as leis judaicas de alimentação (denominada de Kashrut) e encontradas na Bíblia Sagrada ou no Torá. Os alimentos kosher não são somente adquiridos por judeus, mas também por mulçumanos, adventistas, vegetarianos, pessoas com alergias a certos alimentos e ingredientes e outros consumidores que os consideram excelentes para alimentação. Desde abril de 1998, devido à qualidade dos processos de fabricação, os produtos do Grupo receberam o certificado kosher e atendem aos requisitos da comunidade judaica.

A auditoria periódica de manutenção ocorre anualmente pelo RABBI M. A ILIOVITS.


Sustentabilidade/Gestão Socioambiental – RSPO
PDF
Sustentabilidade/Gestão Socioambiental – RSPO

Essa certificação atesta que a produção é realizada de acordo com 8 princípios, 39 critérios e mais de 120 indicadores de sustentabilidade desenvolvidos de maneira participativa por diferentes partes interessadas no mercado mundial da palma (ONGs, bancos, produtores de óleo bruto, processadores, redes varejistas, indústrias de alimentos e cosméticos, entre outros). Os Princípios e Critérios RSPO abrangem o comprometimento com a transparência, dimensões ambientais, social e econômica da sustentabilidade e o compromisso com a melhoria contínua. Ao cumprir com esses requisitos, o Grupo Agropalma contribui para a geração de riquezas e o bem estar para a sociedade, pois mantém o equilíbrio saudável entre a utilização dos recursos naturais, a geração e distribuição de renda e a rentabilidade do negócio. A primeira auditoria RSPO foi realizada em março de 2011, apenas três meses após a Interpretação Local (IL) do Princípios e Critérios de Produção Sustentável ter sido aprovada pelo Conselho Executivo do RSPO. A companhia demostrou um bom desempenho e foi recomendada para a certificação. A auditoria não pôde ser realizada antes porque a IL ainda não havia sido a provada.


Certificações do Grupo Agropalma

Certificações Relacionadas à Gestão
ISO 9001
ISO 9001
Qualidade de Produtos e Processos
PDF
ISO 14001
ISO 14001
Sistema de Gestão Ambiental
PDF
ISO 22000
ISO 22000
Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos
PDF

ISO TS 22002 (FSSC)
ISO TS 22002 (FSSC)
Sistema de Gestão e Processamento Industrial em Segurança de Alimentos
OHSAS 18001
OHSAS 18001
Sistemas de Saúde e Segurança Ocupacional
PDF

Certificações Orgânicas

IBD
IBD
Certificações
PDF
Bio Suisse
Bio Suisse
PDF
NOP/USDA
NOP/USDA
National Organic Program of the United States
PDF

JAS
JAS
Japan Agricultural Standard
PDF
Fechar