Agricultura Familiar

Desde 2002 incentivamos o Programa de Agricultura Familiar. Atualmente, o projeto conta com 192 famílias de pequenos agricultores que possuem plantações de 6 a 10 hectares de palma, aproximadamente.

Nos anos 2000, a empresa se engajou com 185 agricultores familiares, vários órgãos de governo e com a federação dos agricultores familiares, para negociar um contrato formal, explicar os riscos e obrigações de parte cada signatária e avaliar a vontade de famílias de agricultores fazer parte de tal projeto (várias famílias não quiseram participar, usaram seu direito de dizer não e não foram envolvidas na iniciativa).

O projeto foi cuidadosamente explicado para a comunidade e para as famílias, que puderam tomar uma decisão informada (tanto as que aceitam o projeto, como as que decidiram não participar). Depois das famílias terem concordado em participar, o contrato geral foi assinado pela associação de produtores, pela federação, pela Agropalma e pelo órgãos governamentais. As plantações foram estabelecidas somente depois que o contrato foi assinado, nos anos de 2002, 2004, 2005 (com 50 famílias beneficiadas em cada ano) e 2006 (35 famílias).

No ano de 2013, mais 5 famílias decidiram se engajar no programa, mas em suas terras particulares. Como antes, um contrato foi negociado, explicado e assinado antes dos produtores familiaes estabelecerem suas plantações.

 A empresa oferece as mudas, fertilizantes, ferramentas e equipamentos de proteção a preço de custo, fornece assistência técnica e garante a compra de toda a produção pelo preço de mercado.

Estudos socioambientais realizados nas comunidades beneficiadas, concluíram que o Programa de Agricultura Familiar melhorou o desempenho ambiental, inclusive das atividades não relacionadas com o plantio de palma, como a diminuição da caça de animais silvestres. 

Além dos agricultores familiares, a Agropalma recebe CFF de 45 produtores integrados, que têm plantios variando de 30 a 2000ha. Em conjunto, Agricultores familiares e produtores integrados têm área total plantada com palma de 11.057ha.

 

Fechar