O programa de agricultores parceiros da Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, se tornou um caso de sucesso por gerar benefícios significativos para agricultores familiares e comunidades do Pará e alcançar produtividade média de 21 toneladas por hectare ao ano.

Atualmente, o programa abrange uma área de mais de 12 mil hectares, com a participação de 60 produtores integrados e 272 agricultores familiares. A Agropalma pretende alcançar a marca de 20 mil hectares até 2026, consolidando ainda mais seus benefícios para a agricultura familiar e as comunidades locais.

A agricultura familiar tem uma importância crescente na produção da Agropalma, tanto que, em 2022, representou 26% do total processado de CFF (cachos de frutos frescos) – um aumento notável em relação aos 18% registrados entre 2016 e 2017. Essa tendência de alta reflete o compromisso contínuo da companhia de fortalecer e promover a agricultura familiar.

“Nossa expectativa é de que essa participação continue crescendo”, ressalta Antonio Jorge Brandão, gerente do Programa de Integração Agricultura Familiar a Produtores Integrados da Agropalma. “Essa iniciativa reforça o nosso comprometimento em criar oportunidades sustentáveis para os agricultores envolvidos.”

Produtividade média de 21 toneladas por hectare ao ano

Desde a sua implementação pioneira na Agropalma, a agricultura familiar tem se mostrado promissora, levando oportunidades de crescimento e desenvolvimento às comunidades locais. “Com uma produtividade média de 21 toneladas por hectare e alguns produtores chegando a aproximadamente 36 toneladas por hectare em 2022, nosso programa reflete uma oportunidade de boa fonte de renda e melhores condições de vida”, explica Brandão. “Os resultados expressivos evidenciam o manejo adequado e a adoção de práticas sustentáveis.”

A Agricultura Familiar da Agropalma proporciona melhorias significativas para os agricultores parceiros. Ao longo de duas décadas, mais de 200 famílias que antes viviam em vulnerabilidade social agora desfrutam de qualidade de vida, com casa própria e renda que pode chegar a R$ 20 mil por mês. 

Além do investimento financeiro, a Agropalma está em estágio avançado de negociações para estabelecer parcerias com o Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e o Banco da Amazônia (Basa) a fim de fortalecer ainda mais o programa. Essas colaborações estratégicas se propõem a impulsionar o sucesso contínuo da agricultura familiar.

Compromisso com a sustentabilidade 

A implementação do Programa de Agricultura Familiar para os agricultores que desejam fazer parte da iniciativa da Agropalma envolve um processo cuidadoso e estruturado, com várias etapas para garantir o bom manejo e o êxito na produção. Adepta das práticas sustentáveis, a empresa assumiu uma política rigorosa de não desmatamento, deixou há mais de 20 anos de converter florestas em plantações de palma e tem concentrado esforços em iniciativas de modernização e práticas agronômicas que visam a eficiência do solo, cumprindo rigorosamente as diretrizes estabelecidas pelas legislações florestal e ambiental.

Pedro Furtado mostra sua produção

“Quando o produtor decide iniciar o plantio, a Agropalma demarca as áreas no campo que serão voltadas à plantação, assegurando um manejo adequado e sustentável das terras. Além disso, a empresa oferece assistência técnica completa e treinamentos especializados para capacitar os agricultores no programa”, afirma Brandão. “Essa assistência busca aprimorar as habilidades e conhecimentos dos agricultores, permitindo os melhores resultados possíveis em sua produção mediante o compromisso de preservar o meio ambiente. Por isso, queremos levar esse modelo bem sucedido para outras comunidades.”

 

Fonte: Conexão Agro (29/07/23)